História da Música Erudita Ocidental
(litúrgica e profana)
Curso on-line de 24 horas
ministrado por
Carlos Nougué
[Curso já
ministrado presencialmente e fundado
em nosso
livro Das Artes do Belo, por publicar-se.]
“A música não tem por fim senão louvar a Deus e
recrear a alma
(dentro de justos limites). Quando se perde isso de
vista, já não pode haver
verdadeira música, e não restarão senão barulhos e
gritos infernais.”
Joahnn Sebastian Bach
[Comunicado
1]
ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA O CURSO
1) A partir de data próxima por anunciar, estarão
abertas as inscrições para o curso on-line História da
Música Erudita Ocidental (religiosa e profana), de 24 horas, divididas em
16 aulas de cerca de uma hora e meia cada uma.
2) As inscrições far-se-ão em nosso site:
VALOR E FORMAS DE PAGAMENTO
1) Valor total:
• Ainda não o estabelecemos. Mas será tão acessível
como o de todos os nossos cursos. Assim procedemos porque de fato queremos
propiciar a ciência e a arte ao maior número possível.
Observação. O
pagamento se fará, em nosso próprio site, mediante o PagSeguro.
2) Ao pagarem, os alunos-subscritores receberão
automaticamente uma senha de acesso aos vídeos-aula e
à bibliografia.
INÍCIO E DURAÇÃO DO CURSO
1) O curso se iniciará no dia 16 de
outubro próximo.
2) Os alunos-subscritores terão acesso
aos vídeos-aula durante doze meses a contar da data
de inscrição.
EMENTA DO CURSO
I. Fundamentos
teóricos: a essência e o fim da Música, uma das artes do belo; fundamentos da teoria musical.
II. Os
gêneros da Música:
1. Litúrgico;
2. Profano,
que se subdivide em
a. Profano
religioso;
b. Profano
em sentido estrito.
III. Marcos
da música litúrgica:
1. Canto
ambrosiano (ou milanês);
2. Canto
velho-romano;
3. Canto
beneventiano;
4. Canto
moçárabe;
5. Canto
gregoriano;
6. Canto
polifônico palestriniano.
→ Compositores
que serão tratados:
• Giovanni
Pierluigi da Palestrina; Tomás Luis de Victoria; Gregorio Allegri.
IV. Marcos
da música profana:
1. Origem.
2. A música
profana medieval.
3. A música
profana humanista e renascentista (do
século XIV ao XVII).
→ Compositores
que serão tratados:
• Guillaume
de Machaut; John Dunstable; Guillaume de Dufay; Johannes Ockeghem; Josquin
Desprez; Jacob Obrecht; John Taverner; Thomas Tallis; Orlandus Lassus; William
Byrd; Giovanni Gabrieli; Carlo Gesualdo; Jan Pieterszoon Sweelinck.
4. A música
barroca (do século XVII ao XVIII).
→ Compositores
que serão tratados:
• Claudio
Monteverdi; Orlando Gibbons; Girolamo Frescobaldi; Jean-Baptiste Lully;
Dietrich Buxtehude; Marc-Antoine Charpentier; Johann Pachelbel; Arcangelo
Corelli; Henry Purcell; François Couperin; Alessandro Marcello; Tomaso Giovanni
Albinoni; Antonio Vivaldi; Georg Philipp Telemann; Jean Philippe Rameau; Georg
Friedrich Haendel; Johann Sebastian Bach.
5. A música
clássica (do século XVIII a inícios do XIX).
→ Compositores
que serão tratados:
• Christoph
Willibald Gluck; Carl Phillip Emanuel Bach; Franz Joseph Haydn; Wolfgang
Amadeus Mozart; Ludwig van Beethoven.
6. A música
romântica (do século XIX a meados do XX).
→ Compositores
deste período que serão tratados:
• Nicolò
Paganini; Franz Schubert; Hector Berlioz; Felix Mendelssohn; Frédéric Chopin;
Robert Schumann; Franz Liszt; Richard Wagner; César Auguste Franck; Anton
Bruckner; Johannes Brahms; Piotr Ilich Tchaikovsky; Antonín Dvórak; Charles
Marie Widor; Gabriel Fauré; Gustav Mahler; Claude Debussy; Jean Sibelius;
Sergei Rachmaninoff; Franz Schmidt; Richard Wetz.
7. A música
moderna ou atonal (século XX-XXI).
8. A música
moderna tonal.
→ Compositores
que serão tratados:
• Philip
Glass; Arvo Pärt.
• O caso de Prokofiev e de Shostakovich.
• O caso de Prokofiev e de Shostakovich.
Apêndice: A Orquestra
Moderna.
Observação 1: em cada aula se darão links para a
audição ou assistência de peças dos diversos compositores tratados, além de
indicações discográficas e técnicas (em PDF). Tanto aquelas peças como estas
indicações estarão publicadas também em nossa página A Boa Música (www.aboamusica.com.br).
Observação 2: os
alunos poderão sempre escrever ao professor suas dúvidas ou perguntas; e as
respostas do professor ficarão disponíveis a todos os alunos.
CURRÍCULO DE CARLOS NOUGUÉ
I. Dados
pessoais:
Nome: Carlos (Augusto Ancêde) Nougué;
Nacionalidade: brasileira;
Idade: 64 anos.
II. Qualificações
profissionais:
1) Professor de Filosofia, de Teologia e de
Estética por diversos lugares;
2) Professor de Tradução e de Língua Portuguesa em
nível de pós-graduação;
3) Tradutor de Filosofia, de Teologia e de
Literatura (do latim, do francês, etc.);
4) Lexicógrafo.
III. Autor
dos seguintes livros:
• Suma Gramatical da Língua Portuguesa –
Gramática Geral e Avançada (São Paulo, É Realizações, 2015, 608 pp.);
• Estudos Tomistas – Opúsculos (Formosa,
Edições Santo Tomás, 2016, 192 pp.);
• Comentário à Isagoge de
Porfírio (Formosa, Edições Santo Tomás; por lançar-se ainda em 2016);
• Das Artes do Belo (São Paulo, É
Realizações; por lançar-se);
• A Necessidade da Física Geral
Aristotélica (São Paulo, É Realizações; por lançar-se como estudo
introdutório da tradução do Comentário de Santo Tomás à
Física de Aristóteles).
• etc.
IV. Outros
cursos on-line ministrados por Carlos Nougué:
V. Responsável
pelas seguintes páginas web:
___________
Uma iniciativa conjunta
Central de Cursos Contemplatio
Associação Cultural Santo Tomás
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.