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sábado, 4 de julho de 2015

A “Oitava Sinfonia” de Bruckner – outro monumento musical


C. N.

O regente romeno Sergiu Celibidache considerava a Oitava Sinfonia de Bruckner o ápice da arte sinfônica. Talvez tivesse razão. Como quer que seja, é de notar nela o seguinte.
1) É a mais extensa sinfonia de Bruckner, mas, apesar disso, é de todas aquela cujos movimentos mais afinidade ou conexão (melódica, harmônica, etc.) têm entre si, no que quase se equipara à Quarta Sinfonia de Franz Schmidt, de apenas um movimento.
2) Não é tanto como a Sétima uma como oração, senão que, talvez ainda mais que a Quarta, a Quinta e a Sexta, lembra, por um lado, as trombetas do Antigo Testamento e desenha perfeitamente, por outro, antecipando a Nona, a épica que vai do surgimento de um homem no ser à sua chegada feliz à eternidade. Para tanto, como na Nona, ajuda muito a inversão de ordem entre o Scherzo e o Adagio (pela primeira vez em Bruckner este vem em terceiro e aquele em segundo).* Voltaremos a falar disto ao tratar a Nona do nosso compositor.
3) A explicação que, por pressão de amigos que queriam ajudá-lo a fazer da Oitava um êxito de público, Bruckner aceitou dar da Oitava (como já o aceitara com respeito à Quarta) é pueril e nada tem que ver com sua música, que, com efeito, está muito acima de efêmeros sucessos políticos, etc.
Para muito mais sobre a Oitava de Bruckner, vide A “Oitava Sinfonia” de Bruckner (e um vídeo com Karajan e a Filarmônica de Viena interpretando-a) e o vídeo da próxima postagem.




*   Quem o usou pela primeira vez foi Beethoven (e Bruckner se inspirou diretamente nele), esse compositor genial mas cuja genialidade se perdeu para o dionisíaco, para o apaixonado, para a glorificação do homem. Com efeito, na primeira execução de sua Quinta Sinfonia o público, na saída, estava completamente desnorteado, como egresso de um culto extático: não sabia sequer onde tinha deixado o chapéu ou o sobretudo. Quanto à sua Sétima, não a quis executar a orquestra contratada: “Está louco Beethoven”, disse o spalla diante do ritmo desenfreado da peça. E, quanto à sua sinfonia mais ambiciosa, a Nona (de início estupendo, que influirá em Bruckner para o início de sua Nona, e de Adagio belíssimo), é, propriamente falando, o oposto de todas as sinfonias de Bruckner: enquanto estas são uma ode a Deus, a de Beethoven é uma ode ao homem – como se vê tanto pelo “Hino à Alegria”, de Schiller, cantado no último movimento, como pela mesma música que o acompanha. Não estou sozinho no pensá-lo: todas as vezes que o cineasta russo Andrei Tarkovski (o maior de todos) quis contrapor em seus filmes o homem terreno ao homem ordenado a Deus interrompia bruscamente o movimento final da Nona de Beethoven para substituí-lo ou por uma peça de Bach ou por “sons do sobrenatural” (como em Nostalgia ou em Stalker). – Quem se valerá magnificamente da invenção beethoveniana de terminar uma sinfonia com canto será Mahler (em suas três melhores sinfonias, a Segunda, a Terceira e a Quarta, da quais falaremos nesta página).  

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