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Grigory Sokolov plays Jean-Philippe Rameau, Suite D-major from Pièces de...

Como se pode ver por todas as peças de Couperin e de Rameau para teclado, sua nota dominante é o excesso de trinos ou trinados. Não é muito fácil distinguir tal música barroca do que seria uma música rococó.

Lully: Te Deum, for double chorus & orchestra | Les Arts Florissants


C. N.

Como todos os compositores barrocos, os franceses compuseram boa música religiosa e boa música profana, mas também – com a honrosíssima exceção de Bach – música profana sensual e óperas pagãs. Entre os franceses, Charpentier e Delalande eram, sem dúvida, espíritos mais religiosos que Lully e Rameau, e que Couperin e Campra. Mas mesmo Lully e Rameau, os menos religiosos deles, compuseram boa música religiosa. Continuemos, pois, a acompanhar os nossos compositores franceses.

Em tempo: ao fim da série sobre os barrocos franceses, publicarei um artigo mais longo sobre a questão instrumentos modernos versus instrumentos “autênticos”.


quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Delalande - Grands Motets - Les Arts Florissants


Os motetos de Delalande (1657-1726) constituem, a nosso ver, o cume do barroco francês, e rivalizam com os motetos de Bach.