Páginas

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Mozart/Süssmayr - Requiem - Karajan


Carlos Nougué

Indubitavelmente belo e dotado de sublimidade religiosa, ainda que não litúrgica. Mas não é todo de Mozart. Este começou a compô-lo por encomenda do conde Walsegg-Stuppach (que pedira ao compositor anonimato, porque queria executá-lo em memória de sua esposa como se fosse composição sua); e começou a fazê-lo vigorosamente. No entanto, sua saúde começou por sua vez a deteriorar, e ele passou a pensar fixamente que o compunha para sua própria morte – que de fato o alcançou quando a peça ainda estava longe de concluir-se. Sua viúva, então, por precisar receber a metade ainda não paga pelo conde, pediu ao assistente de Mozart, Franz Süssmayr, que o concluísse. O Introitus é a única parte que Mozart escreveu completamente. De destacar, a Sequentia, dividida em “Dies irae” (impressionante), em “Tuba mirum” e seu trombone, em “Rex tremendae”, em Recordare, em Confutatise na tocante “Lacrimosa”; o majestoso Sanctus, com breve fuga no “Hosanna”; e o Benedictus, que conclui com estupenda fuga para coro pleno. Mas para o Sanctus, para o Benedictus e para o Agnus Dei Süssmayr já não contou sequer com esboços de Mozart.  

Observação. Para mim, a versão de Karajan sobre-eleva à de todos os demais.




Wolfgang Amadeus Mozart
Requiem in d minor, k 626
Herbert von Karajan
Wiener Philharmoniker
Wiener Singverein
1986
Anna Tomowa Sintow
Helga Muller Molinari
Vinson Cole
Paata Burchuladze

2:05 I. Introitus
7:34 II. Kyrie
III. Sequentia
10:16 1. Dies irae
12:09 2. Tuba mirum
16:01 3. Rex tremendae
18:22 4. Recordare
23:32 5. Confutatis
25:54 6. Lacrimosa
IV. Offertorium
29:29 1. Domine Jesu
33:22 2. Hostias
38:00 V. Sanctus
39:50 VI. Benedictus
45:30 VII. Agnus Dei
49:13 VIII. Communio

John Williams plays Bach - The Four Lute Suites on Guitar


Uma sucessão de pérolas pelo guitarrista mais límpido e cristalino. Quanto a isto, John Williams está para a guitarra assim como Glenn Gould está para o piano.




1. I. Passaggio - Presto 00:00
2. II. Allemande 02:34
3. Suite No. 1 in E minor for Lute, BWV 996 - Highlights: III. Courante 04:35
4. IV. [Sarabande] 07:09
5. Suite No. 1 in E minor for Lute, BWV 996 - Highlights: V. Bourrée 10:12
6. Suite No. 1 in E minor for Lute, BWV 996 - Highlights: VI. [Gigue] 11:25
7. Suite (Partita) in A minor, BWV 997 (originally in C minor) - Highlights: I. Preludio - Fuga 14:16
8. Suite (Partita) in A minor, BWV 997 (originally in C minor) - Highlights: II. Sarabande 23:38
9. Suite (Partita) in A minor, BWV 997 (originally in C minor) - Highlights: III. Gigue - Double 27:24
10. Lute Suite No. 4 in E Major, BWV 1006a: I. Prélude 31:20
11. Lute Suite No. 4 in E Major, BWV 1006a: II. Loure 35:46
12. Lute Suite No. 4 in E Major, BWV 1006a: III. Gavotte en Rondeau 39:20
13. Lute Suite No. 4 in E Major, BWV 1006a: IV. Menuetts I & II 42:08
14. Lute Suite No. 4 in E Major, BWV 1006a: V. Bourrée 46:26
15. Lute Suite No. 4 in E Major, BWV 1006a: VI. Gigue 48:16
16. Suite in A minor for Lute, BWV 995: I. Präludium - Presto 50:23
17. Suite in A minor for Lute, BWV 995: II. Allemande 55:41
18. Suite in A minor for Lute, BWV 995: III. Courante 58:49
19. Suite in A minor for Lute, BWV 995: IV. Sarabande 01:00:55
20. Suite in A minor for Lute, BWV 995: V. Gavotte I & II 01:04:46
21. Suite in A minor for Lute, BWV 995: VI. Gigue 01:08:56