História da Música Erudita Ocidental
(religiosa e
profana)
Curso on-line de
24 horas ministrado por
Carlos Nougué
[Curso já ministrado presencialmente e fundado
em nosso livro Das Artes do Belo, por
publicar-se.]
“A música não tem por fim senão louvar a Deus e
recrear a alma
(dentro de justos limites). Quando se perde isso de
vista, já não pode haver
verdadeira música, e não restarão senão barulhos e
gritos infernais.”
Joahnn Sebastian Bach
[Comunicado 1]
ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA O CURSO
1) A partir do dia do dia 1o de outubro próximo,
estarão abertas as inscrições para o curso on-line História da Música Erudita Ocidental (religiosa
e profana), de 24 horas, divididas em 16 aulas de cerca de uma hora
e meia cada uma.
2) As inscrições
far-se-ão em nosso site:
VALOR E FORMAS DE PAGAMENTO
1) Valor total:
• Ainda não o
estabelecemos. Mas será tão acessível como o de todos os nossos cursos. Assim
procedemos porque de fato queremos propiciar a ciência e a arte ao maior número
possível.
Observação
1. Os que já estiverem inscritos no curso O Melhor Regime Político segundo Santo Tomás de
Aquino terão 20% de desconto.
Observação
2. O pagamento se
fará, em nosso próprio site, mediante o PagSeguro.
2) Ao pagarem, os
alunos-subscritores receberão automaticamente uma senha de acesso aos vídeos-aula e à bibliografia; e aos que se inscreverem
em julho enviar-se-á, no mesmo mês e ao endereço posto por eles mesmos no
cadastro, o livro Estudos Tomistas – Opúsculos.
INÍCIO E DURAÇÃO DO CURSO
1)
O curso se iniciará no dia 16 de outubro próximo.
2) Os alunos-subscritores
terão acesso aos vídeos-aula durante doze meses a contar da data de
inscrição.
EMENTA DO
CURSO
I. Fundamentos
teóricos: a essência e o fim da Música, uma das artes do belo.
II. Os gêneros da Música:
1. Litúrgico;
2. Profano, que se subdivide em
a. Profano religioso;
b. Profano em sentido estrito.
III. Marcos
da música litúrgica:
1. Canto ambrosiano (ou milanês);
2. Canto velho-romano;
3. Canto beneventiano;
4. Canto moçárabe;
5. Canto gregoriano;
6. Canto polifônico palestriniano.
→ Compositores que serão tratados:
• Giovanni Pierluigi da
Palestrina; Tomás Luis de Victoria; Gregorio Allegri.
IV. Marcos
da música profana:
1. Origem.
2. A música profana medieval.
3. A música profana humanista e renascentista (do século
XIV ao XVII).
→ Compositores que serão tratados:
• Guillaume
de Machaut; John Dunstable; Guillaume de Dufay; Johannes Ockeghem; Josquin
Desprez; Jacob Obrecht; John Taverner; Thomas Tallis; Orlandus Lassus; William
Byrd; Giovanni Gabrieli; Carlo Gesualdo; Jan Pieterszoon Sweelinck.
4. A música barroca (do século XVII
ao XVIII).
→ Compositores que serão tratados:
• Claudio
Monteverdi; Orlando Gibbons; Girolamo Frescobaldi; Jean-Baptiste Lully; Dietrich
Buxtehude; Marc-Antoine Charpentier; Johann Pachelbel; Arcangelo Corelli; Henry
Purcell; François Couperin; Alessandro Marcello; Tomaso Giovanni Albinoni; Antonio
Vivaldi; Georg Philipp Telemann; Jean Philippe Rameau; Georg Friedrich Haendel;
Johann Sebastian Bach.
5. A música clássica (do século
XVIII a inícios do XIX).
→ Compositores que serão tratados:
• Christoph Willibald Gluck; Carl Phillip Emanuel
Bach; Franz Joseph Haydn; Wolfgang Amadeus Mozart; Ludwig van Beethoven.
6. A música romântica (do século XIX
a meados do XX).
→ Compositores deste período que serão
tratados:
• Nicolò
Paganini; Franz Schubert; Hector Berlioz; Felix Mendelssohn; Frédéric Chopin; Robert
Schumann; Franz Liszt; Richard Wagner; César Auguste Franck; Anton Bruckner; Johannes
Brahms; Piotr Ilich Tchaikovsky; Antonín Dvórak; Charles Marie Widor; Gabriel
Fauré; Gustav Mahler; Claude Debussy; Jean Sibelius; Sergei Rachmaninoff; Franz
Schmidt; Richard Wetz.
7. A música moderna ou atonal (século XX-XXI).
8.
A música contemporânea tonal.
→ Compositores que serão tratados:
•
Philip Glass; Arvo Pärt.
Apêndice: A Orquestra Moderna.
Observação 1: em cada aula se darão links para a audição ou assistência de peças dos diversos
compositores tratados, além de indicações discográficas e técnicas (em PDF).
Tanto aquelas peças como estas indicações estarão publicadas também em nossa
página A Boa Música (www.aboamusica.com.br).
Observação 2: os alunos poderão sempre escrever ao professor
suas dúvidas ou perguntas; e as respostas do professor ficarão disponíveis a
todos os alunos.
CURRÍCULO DE CARLOS NOUGUÉ
I. Dados pessoais:
Nome: Carlos (Augusto Ancêde) Nougué;
Nacionalidade: brasileira;
Idade: 64 anos.
II. Qualificações
profissionais:
1)
Professor de Filosofia, de Teologia e de Estética por diversos lugares;
2)
Professor de Tradução e de Língua Portuguesa em nível de pós-graduação;
3)
Tradutor de Filosofia, de Teologia e de Literatura (do latim, do francês,
etc.);
4)
Lexicógrafo.
III. Autor dos seguintes
livros:
• Suma
Gramatical da Língua Portuguesa – Gramática Geral e Avançada (São
Paulo, É Realizações, 2015, 608 pp.);
• Estudos
Tomistas – Opúsculos (Formosa, Edições Santo Tomás, 2016, 192 pp.);
• Comentário
à Isagoge de Porfírio (Formosa, Edições Santo Tomás; por
lançar-se ainda em 2016);
• Das
Artes do Belo (São Paulo, É Realizações; por lançar-se);
• A
Necessidade da Física Geral Aristotélica (São Paulo, É Realizações;
por lançar-se como estudo introdutório da tradução do Comentário de
Santo Tomás à Física de Aristóteles).
• Do
Papa Herético (Formosa, Edições Santo Tomás; por lançar-se);
• etc.
IV. Outros cursos on-line ministrados
por Carlos Nougué:
V. Responsável pelas
seguintes páginas web:
___________
Uma iniciativa conjunta
Central
de Cursos Contemplatio
Associação
Cultural Santo Tomás
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