História
da Música Erudita Ocidental
(litúrgica e profana)
Curso on-line de
24 horas ministrado por
Carlos Nougué
[Curso
já ministrado presencialmente e fundado
em
nosso livro Das Artes do Belo, por publicar.]
“A
música não tem por fim senão louvar a Deus e recrear a alma
(dentro
de justos limites). Quando se perde isso de vista, já não pode haver
verdadeira
música, e não restarão senão barulhos e gritos infernais.”
Joahnn
Sebastian Bach
[Comunicado 1]
ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA O CURSO
E INÍCIO DESTE
1) Em 10 de novembro de 2016, abrir-se-ão
as inscrições para o curso online História da Música Erudita
Ocidental (religiosa e profana), de 18 horas, divididas em 12 aulas de
cerca de uma hora e meia cada uma.
2) As inscrições far-se-ão em nosso site:
VALOR E FORMAS DE PAGAMENTO
1) Valor total:
a)
ou R$ 180,00 em até 6 parcelas sem juros no cartão de crédito;
b)
ou R$ 165,30 por pagamento à vista mediante débito on-line ou boleto bancário.
Observação. O
pagamento se fará, em nosso próprio site, mediante o PagSeguro.
2) Ao pagarem, os alunos-subscritores receberão
automaticamente uma senha de acesso aos vídeos-aula e
à bibliografia.
INÍCIO E DURAÇÃO DO CURSO
1) O curso terá início no mesmo dia 10 de
novembro próximo.
2) Os alunos-subscritores terão acesso aos
vídeos-aula durante um ano a contar da data de inscrição.
EMENTA DO CURSO
I. Fundamentos teóricos: a essência e o fim da
Música, uma das artes do belo; fundamentos da teoria musical.
II. Os gêneros da Música:
1. Litúrgico;
2. Profano, que se subdivide em
a. Profano religioso;
b. Profano em sentido estrito.
III. Marcos da música litúrgica:
1. Canto ambrosiano (ou milanês);
2. Canto velho-romano;
3. Canto beneventiano;
4. Canto moçárabe;
5. Canto gregoriano;
6. Canto polifônico palestriniano.
→ Compositores
que serão tratados:
• Giovanni
Pierluigi da Palestrina; Tomás Luis de Victoria; Gregorio Allegri.
IV. Marcos da música profana:
1. Origem.
2. A música profana medieval.
3. A música profana humanista e
renascentista (do século XIV ao XVII).
→ Compositores
que serão tratados:
• Guillaume de Machaut; John Dunstable;
Guillaume de Dufay; Johannes Ockeghem; Josquin Desprez; Jacob Obrecht; John
Taverner; Thomas Tallis; Orlandus Lassus; William Byrd; Giovanni Gabrieli;
Carlo Gesualdo; Jan Pieterszoon Sweelinck.
4. A música barroca (do século
XVII ao XVIII).
→ Compositores
que serão tratados:
• Claudio Monteverdi; Orlando Gibbons; Girolamo
Frescobaldi; Jean-Baptiste Lully; Dietrich Buxtehude; Marc-Antoine Charpentier;
Johann Pachelbel; Arcangelo Corelli; Henry Purcell; François Couperin;
Alessandro Marcello; Tomaso Giovanni Albinoni; Antonio Vivaldi; Georg Philipp
Telemann; Jean Philippe Rameau; Georg Friedrich Haendel; Johann Sebastian
Bach.
5. A música clássica (do século
XVIII a inícios do XIX).
→ Compositores
que serão tratados:
• Christoph Willibald Gluck; Carl Phillip Emanuel
Bach; Franz Joseph Haydn; Wolfgang Amadeus Mozart; Ludwig van Beethoven.
6. A música romântica (do
século XIX a meados do XX).
→ Compositores
deste período que serão tratados:
• Nicolò Paganini; Franz Schubert; Hector
Berlioz; Felix Mendelssohn; Frédéric Chopin; Robert Schumann; Franz Liszt;
Richard Wagner; César Auguste Franck; Anton Bruckner; Johannes Brahms; Piotr
Ilich Tchaikovsky; Antonín Dvórak; Charles Marie Widor; Gabriel Fauré; Gustav
Mahler; Claude Debussy; Jean Sibelius; Sergei Rachmaninoff; Franz Schmidt;
Richard Wetz.
7. A música moderna ou atonal (século
XX-XXI).
8. A música moderna tonal.
→ Compositores
que serão tratados:
• Philip Glass; Arvo Pärt.
• O caso de Prokofiev e de Shostakovich.
Apêndice: A Orquestra Moderna.
Observação
1: em cada aula se darão links para
a audição ou assistência de peças dos diversos compositores tratados, além de
indicações discográficas e técnicas (em PDF). Tanto aquelas peças como estas
indicações estarão publicadas também em nossa página A Boa Música (www.aboamusica.com.br).
Observação
2: os alunos poderão sempre escrever
ao professor suas dúvidas ou perguntas; e as respostas do professor ficarão
disponíveis a todos os alunos.
CURRÍCULO DE CARLOS NOUGUÉ
I. Dados
pessoais:
Nome: Carlos (Augusto Ancêde) Nougué;
Nacionalidade: brasileira;
Idade: 64 anos.
II. Qualificações
profissionais:
1) Professor de Filosofia, de Teologia e de
Estética por diversos lugares;
2) Professor de Tradução e de Língua Portuguesa em
nível de pós-graduação;
3) Tradutor de Filosofia, de Teologia e de
Literatura (do latim, do francês, etc.);
4) Lexicógrafo.
III. Autor
dos seguintes livros:
• Suma Gramatical da Língua Portuguesa –
Gramática Geral e Avançada (São Paulo, É Realizações, 2015, 608 pp.);
• Estudos Tomistas – Opúsculos (Formosa,
Edições Santo Tomás, 2016, 192 pp.);
• Comentário à Isagoge de
Porfírio (Formosa, Edições Santo Tomás; por lançar-se ainda em 2016);
• Das Artes do Belo (São Paulo, É
Realizações; por lançar-se);
• A Necessidade da Física Geral
Aristotélica (São Paulo, É Realizações; por lançar-se como estudo
introdutório da tradução do Comentário de Santo Tomás à
Física de Aristóteles).
• etc.
IV. Outros
cursos on-line ministrados por Carlos Nougué:
V. Responsável
pelas seguintes páginas web:
• Estudos Tomistas (www.estudostomistas.com.br);
• A Boa Música (www.aboamusica.com.br).
___________
Uma
iniciativa conjunta
Central
de Cursos Contemplatio
Associação
Cultural Santo Tomás
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