0:00 O Sacrum Convivium 4:52 Audivi Vocem 8:47 Lamentations (Set 1) 17:14 Discomfort Them, Oh Lord 23:52 Loquebantur Variis Linguis 27:39 Lamentations (Set 2) 40:18 Videte Miraculum 53:39 Mass For Four Voices - Sanctus 56:33 Call & Cry To Thee, O Lord 1:00:42 Salvator Mundi 1:04:42 Spem In Allium
Sem propriamente romper com a tradição germano-austríaca
de cantatas e de corais religiosos (Bach, Mozart e outros), Bruckner, no
entanto, vai dar a suas peças corais caráter estritamente católico e litúrgico.
Não falo de suas missas, duas das quais ao menos, apesar de sua grande beleza e
de sua profunda religiosidade, dificilmente têm caráter litúrgico. Falo tanto de suas
peças mais propriamente litúrgicas (Tantum
ergo, Graduale, Offertorium) como de suas peças devotas
soltas (motetos, ave-marias, etc.), as quais ocuparam o compositor durante boa
parte de sua vida (de 1845 a 1892, em S. Florian, em Linz, em Viena). Mas, mais
que dar caráter estritamente católico e litúrgico à referida tradição germano-austríaca,
Bruckner, mediante, como alguém já disse, uma elaboração harmônica finamente
equilibrada (trate-se de vozes a capella
ou, mais raramente, acompanhadas de trombones ou de órgão) e impressionante efeito de volume no uso das massas sonoras – o que evoca a grandiosidade das naves das catedrais góticas
ou barrocas –, Bruckner como que retornará não só a um Allegri, mas, de algum
modo, a Pérotin e Léonin (sem que conhecesse a música destes). Isso sem perder
o caráter extático e ascendente – barroco – que bebeu desde tenra idade na igreja do mosteiro agostiniano de S. Florian, onde está sepultado perto de seu amado órgão. E, com
efeito, escutar estas peças de Bruckner é sentir-se partícipe da devoção da
multidão reunida naquela casa de Deus, em cujas rendilhas e volutas de pedra e de
argamassa como que está tecida a fé de todo o povo cristão.
Em verdade, a música de Bruckner – seja a
litúrgica, seja a profana (religiosa ou não) – é única. É ela mesma um cânon,
um sublime cânon.
* * * 1. Ave Maria 2. Afferentur regi 3:36 3. Pange lingua 5:10 4. Locus iste 9:56 5. O justi 13:08 6. Christus factus est 17:23
Disse Pio XI que a Suma Teológica de Santo Tomás de Aquino é o Céu visto da Terra. E este sublime hino religioso é o Céu poetizado e cantado da Terra. Que eu não perca um dia de vida sem que louve e divulgue estes dois cumes da humanidade: Santo Tomás de Aquino e Anton Bruckner.